ESTRUTURA DE GOVERNANÇA

O Senar-MT foi criado pela Portaria nº 009/94 de 04 de abril de 1994, do Presidente do Conselho Deliberativo, com base no inciso X do Art. 15 do Regimento Interno do Senar – Administração Central. É uma instituição de direito privado, paraestatal, sem fins lucrativos, mantida pela classe patronal rural, com atuação nos 27 estados brasileiros.

A entidade é vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e dirigida por um Conselho Administrativo, composto por representantes das classes de produtores e de trabalhadores rurais do Estado e um representante do Senar Central. Este Conselho exerce a direção superior e a normatização das atividades do Senar no Estado no que diz respeito ao planejamento, diretrizes e políticas institucionais, controle e avaliação de toda a instituição.

É constituído também por um Conselho Fiscal, responsável pela fiscalização de toda a parte financeira e orçamentária da instituição, e por uma Superintendência que executa a administração da instituição.

As ações do Senar estão baseadas em princípios e diretrizes estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), nas políticas do Centro Interamericano de Investigação e Documentação sobre Formação Profissional (CINTERFOR), formuladas durante reuniões de comissões técnicas, nas políticas dos Ministérios do Trabalho e da Agricultura e nas diretrizes emanadas da CNA.